quinta-feira, 17 de julho de 2008

Canelando por Es Mercadal

Hoje fui dar um rolé pelo segundo maior município de Menorca, Es Mercadal. A cidade fica bem no centro da ilha e por ela passam as rodovias que interligam os quatro cantos do país. Passeando pelas ruelas sozinha, cheguei a pensar que eu era a única criatura circulando por alí, de tanto silêncio que fazia. As casas, brancas e coladas umas nas outras, seguem o caminho em curva das ruazinhas da cidade. É tranquilo demais!

Canelando um pouco mais, cheguei ao centro do município. Comércio, praças, cafés e uma rua toda enfeitada. Es Mercadal está se preparando para uma grande festa que vai acontecer neste fim de semana. É a fiesta de Sant Martí, pelo o que parece o padroeiro da cidade. Todos os anos no mês de julho a cidade promove este evento. As casas penduram bandeiras e imagens do santo pela janela pra entrar no clima. Uma das atrações da festa que fiquei sabendo e que achei bem interessante é que a rua principal da cidade é coberta de areia, onde acontece uma passeata de cavalos e dos visitantes.

Estive na porta da igreja de Sant Martí, mas estava fechada. Já me planejei pra assistir uma missa em menorquino, um outro dialeto falado em Menorca. Vai ser uma missa divertida!

Dirigindo em Menorca

Pro passeio de hoje peguei o carro emprestado e partí pra estrada. Dirigir em Menorca é facil, as rodovias são muito bem sinalizadas e só sendo muito distraído pra se perder. No Brasil, eu tirei a permissão internacional para dirigir, que nada mais é que a tradução da carteira de habilitação nacional para outros idiomas. Custou cerca de R$ 140,00 e é uma boa pra quem pretende viajar por lugares onde o acesso a pontos distantes é mais complicado. Olha a cabeleira voando!

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Igrejas de Mahón

De volta às ruas da capital Mahón, estive em igrejas da cidade que contam muita história. Este simpático mercado de frutas e verduras (e outras cositas mais) era uma antiga igreja carmelita do século 18. O ambiente é colorido e bastante ventilado, devido ao claustro* do convento. A igreja levava o nome de Església del Carme e, pelo pouco que ví da arquitetura, devia ser bem bonita.
A Església de Santa Maria, ainda em funcionamento, é de 1287 e nela se encontra um órgão gigante construído em 1810. Esta construção conta bastante da ocupação das diferentes nacionalidades na ilha, quando a igreja foi desmoronada e novamente erguida. Não sei muito ainda sobre essa parte, então prefiro parar por aqui pra não falar besteira. Nas fotos, a torre da igreja vista de longe e o órgão ocupando todo o fundo da construção.
Outra antiga igreja de Mahón é a Església de Sant Francesc, que hoje aloja o Museu de Menorca. Esta ainda está na minha listinha de "não deixar de conhecer".

* Claustro é uma parte da arquitectura de catedrais ou abadias. Consiste tipicamente em quatro corredores a formar um quadrilátero, com um espaço no meio.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Blog da Ju - O Retorno

Opa! Estou de volta e com a boa notícia que poderei voltar a postar diariamente no blog. Confesso que fiquei com saudades disso aqui... Pra retomar as postagens de leve, apresento duas curiosidades da ilha que, pelo menos pra mim, foram novidades.

A primeira é esta "criação de rolhas gigantes" que se vê em muitos dos campos abertos espalhados pela ilha. São rolos de capim feitos por máquina que, depois de secos, são guardados em sacos para servirem de pasto para as vacas no inverno. Achei divertido!
A outra é uma atitude ambientalista muito legal por parte do governo. Por toda a ilha existem sacos plásticos como este pendurados em galhos de árvore. São "armadilhas" pra capturar insetos e estudá-los.
E pra deixar o dia um pouco mais doce, fotos de uma feira de guloseimas em Fornells! Eu mal acreditei quando ví! Me acabei. Meu estômago envia saudações.

sábado, 12 de julho de 2008

Carta ao leitor

Queridos acompanhantes da minha viagem... O sinal da rede de internet alheia que "pego emprestado" para conectar-me à vocês não passa bem. Enquanto os donos da rede não o consertarem, não conseguirei postar diariamente no blog. Agora estou escrevendo de um café que oferece zona wi-fi a um preço levemente salgado. Até que tudo se estabilize, vou tirando fotos e fazendo história pra contar na volta. Até breve!

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Um pouco de terra firme

Sem fotos de praia hoje. Desta vez, vou mostrar um pouquinho do que conhecí da capital de Menorca. Maó (em catalão) ou Mahón (em espanhol) é uma cidade histórica charmosíssima, com construções antigas porém conservadas. Pelo o que eu pesquisei, a arquitetura é característica das colônias britânicas e é herança das ocupações inglesas que aconteceram na cidade no século 18.

O clima da cidade é muito gostoso! Turistas lotam cafés e lojinhas espalhadas pelas ruas estreitas e floridas. Nem preciso dizer que adorei tomar um cafe con letche e "canelar" atrás de bugigangas.
Maó é também o porto mais importante da ilha, aliás, é um dos maiores portos naturais que existem no mundo. Nele, chegam desde barquinhos particulares até luxuosos cruzeiros.
Pra fechar hoje com o título de "postagem mais cult da viagem", uma curiosidade: Mahón é a origem da palavra e do molho maionese. Dizem que foi inventado em 1756 para cantar a vitória dos ingleses sobre os franceses, antes da ilha se tornar definitivamente espanhola, em 1802.
Meu blog também é cultura! =]

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Papo de bar

Nesta época do ano, ingleses, italianos e alemães enchem Menorca para passar o verão. É uma mistura de gringos nas ruas que só vendo. É italiano falando alto, alemão vestido esquisito, inglês com as suas manias... Isso quando não aparece um perdido de outro canto do mundo pra aumentar ainda mais a diversidade de povos na ilha nesta temporada.

Trabalhar em bar tem me dado a oportunidade de ter contato com cada uma dessas culturas, além de me forçar a treinar o meu inglês e o meu italiano de botequim. Esta do meio da foto, por exemplo, é a Dawn, uma inglesa chegando aos 40 (e que diz estar entrando em crise). Contei a ela sobre minha viagem e ela me disse palavras bonitas que me fizeram sentir orgulho da minha determinação e coragem em realizar esta aventura. Até chorei! Rss...


A moça da esquerda é a Kassandra, espanhola de Madrid e colega de trabalho.

Bom, eu confesso que hoje estou sem muito assunto. Pra encher mais linguiça ainda deixo uma foto de uma outra bebida bastante servida no bar... o mojito!

Para os meus leitores diários, que apesar da relevância das informações de hoje ainda gostaram de ter passado por aqui, o meu grande abraço!

terça-feira, 8 de julho de 2008

Cova d´en Xoroi

A costa sul de Menorca guarda uma parada obrigatória para qualquer visitante da ilha: a Cova d´en Xoroi. A Cova é uma gruta que foi transformada em ponto turístico bem conhecido e movimentado. De dia é um lugar tranquilo com paisagens que fascinam, de noite, uma boate à beira mar.

Do lado de fora ficam as mesinhas de bar e o marzão fazendo cenário. O ambiente ao ar livre é muito gostoso e calmo, dá pra ficar de bobeira em altíssimo estilo. Mas lá dentro da gruta é que é o bicho! Bares, pista de dança e várias outras mesas preenchem os caminhos irregulares do interior do penhasco. O visual é fantástico! Muito diferente...
Desta vez a minha visita foi à luz do dia, mas vou ver se ainda consigo cair na noite em Menorca num lugar louco como este. O que a Cova d´en Xoroi ainda tem de interessante é o seu passado que, segundo a lenda, esconde uma grande história de amor...

"Um homem chamado Xoroi, possivelmente o único sobrevivente de um naufrágio, encontrou refúgio na gruta. As casas de campo ao redor sofriam frequentes roubos. De uma desta casas, desapareceu uma moça prestes a casar. Passaram-se anos e nada mais se soube da jovem. Em um dia de inverno, uma nevasca caiu sobre a ilha e na neve apareceram pegadas que levavam à Cova. Homens armados as-seguiram e encontraram na gruta um homem, uma mulher e três filhos, frutos de seu amor. Xoroi, sem saída, se lançou ao mar seguido se seu filho mais velho. O mar que o havia trazido se fechou sobre eles guardando o mistério da sua vida. Desconsolados, a mulher e os outros três filhos foram enviados para Alaior, onde viveram o resto de suas vidas, deixando descendentes".

segunda-feira, 7 de julho de 2008

¿Hola, que tal?

Hoje completa dez dias que saí da minha terrinha. Na bagagem, umas bugigangas, lugares lindos, pessoas novas e algumas histórias pra contar pro neto. A saudade já aperta, mas sei que logo vou estar no meio dos meus queridos de novo.

O meu "portunhol" vai mal, obrigada. Entendo quase tudo, mas não falo quase nada. Nos primeiros dias, só conseguia dizer "vale, vale" (lê-se bale, bale), uma espécie de "tá" do castelhano. Hoje já estou ensaiando começar uma comunicação pouco mais longa. Isso vai longe...

Também ainda não comentei de um companheiro inseparável de quem está na ilha nesta época do ano: o calor. Menorca é muito quente e úmida no verão, dá pra suar feito tampa de marmitex.

Pra não perder o costume, seguem algumas fotos da playa de Fornells. Hasta Mañana!

domingo, 6 de julho de 2008

Mararella e Macarelleta

Hoje nem preciso escrever muito, as fotos vão falar por mim. Estas são as praias de Macarella e Macarelleta, no sul da ilha. Chegam a calar a boca de tão lindas! Apesar de serem de difícil acesso ("camela-se" pelo menos uma meia hora por trilhas abertas para chegar), as praias são bem movimentadas. A maior tem bar, restaurante, gente em barraca, vó, criança, papagaio. A menor, pra variar, tem gente pelada. Para os céticos, na foto em que apareço de lado, enxerga-se um peladão bem à vontade no canto direito.
Macarella
Macarelleta

sábado, 5 de julho de 2008

Praia de Cavalleria

Dizem os menorquinos que a praia de Cavalleria é uma das mais bonitas da ilha. Não é de se duvidar... Fiquei encantada com "as manchas" de azul turquesa que se formam no mar.

A praia fica pouco antes do farol de Cap de Cavalleria que comentei ontem. A cor da areia e do mar são característicos das praias do norte de Menorca, onde a areia é mais escura (em tons de terra) e o azul do mar também. Já as ilhas do sul são mais claras, tanto em relação à areia quanto ao mar.

Hoje conhecí uma praia do sul da ilha. Posso adiantar que foi a mais linda que ví em toda a minha vida. Até amanhã!

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Cap de Cavalleria

Ontem cheguei no ponto mais ao norte da ilha, onde fica Cap de Cavalleria. Cavalleria é um promontório rochoso, ou seja, um aglomerado de rochas altas que avançam para dentro do mar. A estrada que leva ao farol (de onde foram tiradas as fotos), é rica em paisagens lindíssimas e bem diferentes. De carro, passa-se por campos verdes cheios de cabras, por prainhas desertas ("por acaso", de nudismo), por ruínas do antigo povo menorquino (os talayots) que viveram na ilha entre 2000 e 1000 a.C. e, quando se aproxima do farol, por metros e metros de um tapete branco rochoso (desculpem pelo "tapete", mas foi a definição mais próxima que encontrei).

A vista de cima do morro do farol é fascinante! O constraste do azul do mar com o claro das pedras "chega dói". Cavernas, falcões e águias podem ser encontrados no alto das rochas (e hippies fedidos também). A altura do rochedo é de 90m e eu digo que olhar precipício abaixo pode não ser tão legal assim...

Na primeira foto, além de estar parecendo o Smeagol do Senhor dos Anéis, estou atravessando um "obstáculo" (calma mãe, eu sobreviví), na segunda estou posando de gatinha (rss), a terceira foto é a visão do precipício que comentei (pensa no meu grau de inclinação), e a quarta é da saída da caverna (que, se você continua a caminhar, você cai).

Hoje (sexta-feira) conhecí a praia de Cavalleria. Coisa linda! Amanhã posto as fotos.

Vai uma gelada aí?!

Comecei a trabalhar no bar! Desde que cheguei na ilha já andava perambulando por lá, acompanhando o movimento, e terça-feira foi o meu primeiro dia. Vou ficar atrás do balcão preparando bebidas. O bar se chama Okapi, nome de um mamífero estranho que vive no Congo. O animal é uma mistura bizarra de girafa com zebra, pobre bicho.

Adorei o lugar e a minha função, mas, como o esperado, as novidades vieram com o pacote inteiro de um novo emprego: uma tonelada de informações, cobranças, horários, sensação de estar perdidinho feito cego em tiroteio... Bom, tudo isso é questão de tempo. Logo paro de quebrar copos e dar prejuízo.
Esta na foto de cima é a pomada! Uma bebida típica de Menorca que leva gim e um refrigerante de limão, ambos produzidos na ilha. A pomada tem o mesmo valor cultural para os menorquinos que a caipirinha tem para os brasileiros. Na última foto, estou com a Ângela e o Raphael preparando drinks atrás do balcão. Salute!

quarta-feira, 2 de julho de 2008

De frente pro mar

Esta é a vista da sacada do apartamento onde moro. Chato né?! Impossível não acordar de bom humor. É também mais ou menos nessa direção que o sol se põe... Então, fica difícil escolher o melhor "visu" do dia a partir das janelas de casa (inclusive a do banheiro!). Previlégio total!

Como já tinha comentado, as casas de Playas de Fornells seguem o mesmo padrão de cor e arquitetura. Vistas de longe, parecem formar uma maquete de tão igual! As fotos que seguem foram tiradas na beira do mar, de baixo para cima, como se fosse a visão contrária da primeira foto.
Hoje, até que conseguí umas fotos em que apareço. Mas, na maioria das vezes, viajante sozinho tem que se contentar com foto de paisagem e, quando muito, de alguma coisa (qualquer coisa mesmo) que lembre você. Preparar o timer da máquina e sair correndo nem sempre dá certo. A terceira foto que postei hoje, por exemplo, me rendeu um cortezinho fdp no pé direito...

Amanhã conto mais. Besos!