sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Whitsundays

Dois dias e duas noites a bordo de um barco velejando entre as ilhas da Grande Barreira de Corais. Soa coisa top né?! E foi muito bom mesmo.

A Grande Barreira de Corais é o maior sistema de recifes do mundo, estende-se por 2.300 km na costa nordeste da Austrália e ocupa uma área de 300 mil km². É uma das mais antigas formas de vida, com pelo menos 500 milhões de anos, e pode ser vista do espaço. Mais de 2.000 espécies de peixes e corais habitam as mais de 2.000 ilhas que compõe a Barreira.

Fiz o passeio com outras 17 pessoas e mais três tripulantes. Saímos de Airlie Beach na tarde do dia 10 e retornamos na tarde do dia 12. Foram dois dias super relaxantes por Whitsundays, conjunto de ilhas da Grande Barreira de Corais. Ou se nadava ou se tomava sol no deck do barco. Êhh vidão! A comida a bordo por sinal era de lamber os beiços, também outra boa alegria do passeio.

No segundo dia, porém, passei por um momento frustrante. Não conseguí respirar na m*rda do tubo de oxigênio de mergulho. Entrei em pânico e não dei conta de brincar de respirar embaixo da água. Voltei chorando pro barco e o jeito foi nadar só de snorkel mesmo. O que não foi nem um pouco ruim, a maré estava baixa e os corais estavam a um metro da superfície.

Nadei com tartaruga, aquela zen do filme Nemo, e com peixes bonitos, diferentes e coloridos. Vi golfinhos de cima do barco e o que poderia ser um tubarão. Teve gente do meu barco que diz ter visto um quando estava nadando. Sou grata por ter visto bem de longe. Quanto à cor dos corais, não vou mentir e dizer que era uma caixa de lápis de cor, mas ainda era lindo de ver. Ouvi dizer que as ilhas da Grande Barreira que ficam mais ao norte são mais chamativas aos olhos. Quem sabe eu tenha a chance de mais uma tentativa de mergulho por lá. Dessa vez sem pânico, Juliana!

Do barco assistimos o sol nascer, se pôr e a lua iluminar a madrugada. O calor era grande e o céu muito bonito pra dormir dentro do barco, então puxamos nossos colchonetes pro deck e lá deitamos debaixo das estrelas.

Sem dúvida Whitsundays ficou entre os melhores passeios da minha viagem. Dias pra sempre na memória.