Hoje fui dar um rolé pelo segundo maior município de Menorca, Es Mercadal. A cidade fica bem no centro da ilha e por ela passam as rodovias que interligam os quatro cantos do país. Passeando pelas ruelas sozinha, cheguei a pensar que eu era a única criatura circulando por alí, de tanto silêncio que fazia. As casas, brancas e coladas umas nas outras, seguem o caminho em curva das ruazinhas da cidade. É tranquilo demais!
Canelando um pouco mais, cheguei ao centro do município. Comércio, praças, cafés e uma rua toda enfeitada. Es Mercadal está se preparando para uma grande festa que vai acontecer neste fim de semana. É a fiesta de Sant Martí, pelo o que parece o padroeiro da cidade. Todos os anos no mês de julho a cidade promove este evento. As casas penduram bandeiras e imagens do santo pela janela pra entrar no clima. Uma das atrações da festa que fiquei sabendo e que achei bem interessante é que a rua principal da cidade é coberta de areia, onde acontece uma passeata de cavalos e dos visitantes.
Estive na porta da igreja de Sant Martí, mas estava fechada. Já me planejei pra assistir uma missa em menorquino, um outro dialeto falado em Menorca. Vai ser uma missa divertida!
Dirigindo em Menorca
Pro passeio de hoje peguei o carro emprestado e partí pra estrada. Dirigir em Menorca é facil, as rodovias são muito bem sinalizadas e só sendo muito distraído pra se perder. No Brasil, eu tirei a permissão internacional para dirigir, que nada mais é que a tradução da carteira de habilitação nacional para outros idiomas. Custou cerca de R$ 140,00 e é uma boa pra quem pretende viajar por lugares onde o acesso a pontos distantes é mais complicado. Olha a cabeleira voando!