domingo, 27 de julho de 2008

Últimas de Menorca

Fiquei um par de dia sem postar no blog, mas hoje conto por onde andei.

Na noite de sábado, ontem, aconteceu em Fornells a festa mais esperada do ano por estas bandas de Menorca. Era a Fiesta de Sant Antoní, no mesmo estilo da Fiesta de Sant Martí (a do fim de semana passado em Es Mercadal). Carnavalzão de rua, como a anterior, mas em escala bem maior comparado ao público e à expectativa.

Também é tradição em Fornells ir à boate Sa Barca no dia que antecede a grande festa. O lugar é pequeno, mas sempre frequentado pelos jovens que trabalham por perto da vila. Durante a madrugada, o pessoal pula e canta ao som de músicas tipicamente espanholas (daquelas que lembram touradas). O grande barato é a "guerra de pomada" que rola solta dentro da boate. O chão e todos saem ensopados. E eu, é claro, caí na brincadeira. Divertidíssimo!

Não posso deixar de comentar da padaria em Fornells que matou a minha fome quando amanheceu o sábado, a Macxipa. Croissants quentinhos recheados e cheirosos, que atiçam qualquer lumbriguento. Pra variar, escolhí o de chocolate.

Falando em comida, passei muito bem nos meus dois últimos almoços. Ontem fui com quatro amigos ao Binisues, um restaurante fino, afastado da cidade, em meio à montanhas. Comida maravilhosa, mas que tem o seu preço. Comemos arroz negro, a típica paella espanhola mas "tingida" pela tinta preta da lula. Bem interessante, principalmente pela boca preta depois da refeição...

Hoje fui à Mahon com minha amiga Holly almoçar nachos e tacos em um restaurante mexicano. Olé! O restaurante fica no porto da cidade junto com inúmeros outros que atendem aos paladares espanhóis, italianos, chineses, alemães... Dá pra ficar admirando as embarcações chegarem e saírem do porto de Mahon se escolher uma mesa no lado de fora do restaurante. O local é bem descontraído, cheio de lojinhas prontas pra atacar os turistas de carteira cheia.

Aniversariando

Hoje a minha viagem faz aniversário! Há exatamente um mês atrás, eu embarcava no aeroporto de Campo Grande chorando de saudade antecipada e de emoção. Não está sendo fácil ficar distante dos queridos, da comidinha da mãe e da roupa lavada, mas está sendo incrível poder experimentar tudo novo e sozinha. E dalhe Ju!