quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Bate-volta em Blue Mountains

A 100 km a oeste de Sidney fica Blue Mountains, um paraíso natural localizado no norte do estado de Nova Gales do Sul. Blue Mountains é uma região que foi construída durante mais de 250 milhões de anos a partir do acúmulo de sedimentos e posterior erosão. Em vocabulário julianiano, é uma área montanhosa, silenciosa e realmente azul, cheia de energia e cheiro de mato que revitaliza a alma.

Embarquei hoje em uma excursão com mais 11 turistas e um guia cabeludo e descabelado pra fazer o popular passeio. Com o voucher na mão, máquina fotográfica, casaco e banana na mochila, o ônibus já com os 12 me pegou às 8h30 da manhã nas redondezas de casa. Chegamos ao destino em 1h30 de estrada, sendo a primeira hora gasta só pra sair da grande Sidney.

Logo na chegada, Perucão, o guia, nos levou para um encontro com um grupo de cangurus soltos no campo feito gazelas saltitantes. De lá, seguimos até o topo de uma das montanhas pra contemplar o horizonte azul que se forma entre a mata. A névoa azulada é provocada pela liberação de óleo das folhas de eucalipto, a árvore predominante na região. Dizem que quanto mais nublado e úmido o dia for, mais azuis ficam as montanhas. Deve ser meio psicodélico de ver... O ponto mais alto das Blue Mountains atinge 1.100 metros acima do nível do mar.

Seguindo o roteiro, paramos para almoço em Katoomba, uma das cidadezinhas mais movimentadas da região. Eu, que não sou burra nem nada, já tinha garantido meu sanduba no início do passeio sem precisar pagar horrores por um pão recheado, como é comum acontecer em qualquer buraco aonde tenha turista com fome.

Saboreei o meu pãozão de frango com abacate sentada de frente pras montanhas, ao som do instrumento musical aborígene digiredoo, que era tocado por um nativo logo atrás de mim. Falando neles, os aborígenes habitam a região de Blue Mountains há cerca de 14 mil anos. A antiga aparição da tribo na terra é marcante nas feições primitivas que eles ainda têm.

Esta formação rochosa na foto abaixo é o principal símbolo comercial e cultural de Blue Mountains, são as Three Sisters (As Três Irmãs). Diz a lenda aborígene que três irmãs foram transformadas em rochas pelo pai curandeiro a fim de protegê-las de um monstro do pântano. O pai, por sua vez, ao também buscar outra forma de livrar-se da fera, perdeu seu instrumento de magia e até hoje continua a procurá-lo pela floresta com a esperança de trazer suas filhas de volta à vida.

A última parte da excursão (e do texto também, prometo) foi uma trilha por dentro da floresta que antes avistamos de cima. Fizemos a rota leve por conta de tempo. Há a opção da trilha estendida que passa pelas Três Irmãs. Descemos por uma longa escadaria e voltamos ao topo da montanha por uma das três opções de transporte disponíveis, uma espécie de trem que percorre o trilho mais íngreme do mundo. O trenzinho anda quase na vertical!

Por fim, encerramos o tour passando pelo Parque Olímpico de Sidney, sede das olimpíadas mundiais de 2000. Mas deixamos este assunto pra um outro dia. Até o próximo passeio!