segunda-feira, 3 de novembro de 2008

De volta à ativa

Em dia de chuva quem me acompanha já sabe: o tempo também fecha pro meu lado, desanimo de ir pra rua e fico só no dedo cruzado pro sol aparecer. Mas quando o dia amanhece azul como foi nesta segunda-feira, levanto com gás pra bater as canelas sem descanso. Não conseguí fazer tudo que planejei pra hoje, mas o passeio já foi suficiente pra dar aquela arejada.

Almocei em bom estilo no Opera Bar, o bar do Opera House, com vista pra imponente Harbour Bridge. Comí um saladão pra diminuir a culpa do sorvete que eu já sabia que pediria depois.

Satisfeitíssima com a sobremesa, fui conhecer melhor um parque que já tinha estado uma vez, mas que merecia mais do meu tempo: o Royal Botanic Gardens ou o Jardim Botânico. O jardim fo criado em 1816 e ocupa uma área de 300 mil m². O parque é um refúgio tranquilo em meio ao agitado vizinho centro da cidade. Em toda a sua extensão tem gente tomando sol, lendo livro, namorando ou praticando esporte. Os pontos altos do jardim são o Bosque das Palmeiras, com cerca de 180 espécies, uma das mais belas coleções do mundo; o Jardim das Ervas, que reúne ervas do mundo inteiro; os canteiros da Primeira Fazenda da Austrália; e o Centro Tropical de Sidney, duas estufas que por esta temporada estão expondo orquídeas das mais variadas formas.

A atração das estufas no momento está sendo a Titan Arum, a maior (e dizem mais fedida) flor do mundo. Fiquei ao lado da exibida e ela mede a minha altura, podendo crescer 10 centímetros por dia até atingir 2 metros. Quanto ao cheiro, não diria ser tão ruím, mas não é nada agradável. Este "botão" foi o primeiro a florescer na Austrália, por isso tamanha repercussão. *Informação inapropriada para menores: A Titan Arum é natural da Indonésia e o seu nome científico (Amorphophallus titanum) significa nada mais inapropriado pra uma flor que "enorme pênis deformado"...

Em boca fechada não entra mosca


Por aqui esse ditado popular deixa de ser só figura de linguagem. Na Austrália, em boca fechada literalmente não entra mosca! Nesta época do ano, quando o calor começa a aparecer, os australianos já sabem que famílias de mosca virão juntas no pacote. É um zunzunzun que incomoda e não acaba! Pra se ter noção de quanto isto azucrina quem passa por aqui, em lojas pra turista dá pra comprar uma tal invenção que diz espantar a moscarada: um chapéu com rolhas penduradas por toda a aba. Uma breguice, mas deve fazer o serviço.