sábado, 7 de fevereiro de 2009

Bugis Village

Bugis Village é mais uma região tentadora de compras em Cingapura. É formada por um conjunto de ruas que oferece desde jóias para madames a qualquer produto imaginável a preço de camelô. É lá que fica o Bugis Junction, um shopping de rua com ar-condicionado, a Victoria Street e suas boutiques, e a famosa Bugis Street, uma feira de rua eclética e interminável.

Na Bugis Street se vê de tudo: roupa, banana, pomada para calo, triturador de verduras, magos leitores de fortuna (pode?), artistas de rua, além dos curandeiros que dão aulas de medicina alternativa com suas ervas e varinhas de condão.

Enquanto caminhava, tinhava foto, dava risada daquela bagunça boa, ví a estátua de um Buda no meio do caminho. Era o Buda da fortuna, mais acariciado que ele pelos chineses não tem. Foi difícil conseguir uma brecha para fazer a foto. Olha eu aí garantindo minha grana!

Lá também fica um templo budista onde ví centenas de chineses acenderem seus incensos e fazerem suas orações. Entrei no templo, mas fotos eram proibídas. Fiquei me coçando para registrar tudo. Quem sabe ainda consigo antes de ir embora.

Da água pro vinho, ou do vinho pra água: Até 1980 a Bugis Street funcionava como a Av. Costa e Silva de Campo Grande ou o Bairro da Luz Vermelha de Amsterdã, era point de prostitutas e travestís da cidade. Com a desaprovação das tais "atividades" por parte do governo, a rua foi demolida em 1980 para dar espaço à uma estação de metrô. Em 1991 foi reconstruída e deu lugar a este mundo de comércio que vocês viram.

No fim da pernada, almoço chinês conforme mandou o clima do passeio.

Momento degustação: Hoje ainda provei um doce de Durian, a fruta que eu disse ter sabor do céu e cheiro do inferno. Disfaço a mentira e digo que ela vem toda do capeta! Mesmo eu sendo fã de gastronomia cutural achei a experiência... repugnante.