domingo, 8 de fevereiro de 2009

Thaipusam

Namasté! Na minha opinião leitores, vocês tão lendo a postagem cutural mais interessante de toda a minha viagem. Se não pelo texto, pelas fotos que já expressam tudo. Mostro hoje o Thaipusam, um festival religioso muito diferente do que a gente é acostumado a ver no Brasil.

O Thaipusam é um evento anual do hinduísmo que celebra o deus Murugan e o poder do bem sobre o mal. Para os hindus, Murugan, filho da deusa Shiva, simboliza valor, beleza, juventude, vitalidade, masculinidade e felicidade.

Os fiéis manifestam sua devoção por meio de uma procissão onde famílias peregrinam levando oferendas e altares. Os homens carregam andaimes fincados no corpo, além de perfurarem boca, língua e outras partes do rosto. Impressionante! Apesar disso, não sangram e não sentem dor (dizem), pois entram em transe antes do evento começar.

Eu acompanhei parte da procissão e da concentração no templo. Foi a celebração cultural mais forte que já presenciei. No templo a batucada de tambor, pandeiro e apito, misturada com os mantras gritados gerava um clima pesado, mas de incentivo ao momento tenso de preparação dos representantes. Intenso!

Com vocês, um pouco da cultura hindu. Thaipusam! Senta que lá vem foto.
Templo - Início da procissão
Preparação no templo
ProcissãoCalçados na porta do templo. Algum par familiar?
Entrando no clima