terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Londres, a última do blog

Boa notícia! Minha passagem por Londres correu muito bem, não tive problemas para imigrar e consegui ver até bastante da cidade. Já comecei com sorte no vôo de Cingapura até aqui, sentei do lado de duas poltronas vazias que viraram meu cafofo durante as 13hs de viagem. Menina de sorte! Pousamos às 6h10 da manhã, ainda escuro, e segundo o capitão do avião em uma “adorável temperatura de 6°C”.

Larguei algumas tranqueiras no armário do aeroporto, comprei uma passagem diária de metrô e parti pra rua. Peguei o primeiro metrô em horário de pico, então fui com toda a classe trabalhadora de Londres (vestindo pêlos e couros) rumo ao centro da cidade. Em uma hora estava saindo da estação Westminter e, de cara, estava de frente para o famoso Big Bem. Minha primeira atividade foi ir atrás de um par de luvas, senão não sobrava dedo para tirar foto.

Dali começou o meu desafio de ver Londres em um dia. Com exatas oito horas livres, um mapa e algumas libras na carteira, percorri o que pude entre as principais atrações da clássica capital inglesa. Ao lado do Big Ben, conheci a Casa do Parlamento (só por fora), entrei na decorada Abadia de Westminster (onde reis e rainhas do Reino Unido são coroados até hoje e onde ficam túmulos de nomes do passado real), assisti a troca da guarda no Palácio de Buckinham com outros milhares de curiosos e fiz uma pausa para chá com a rainha, visitei a Galeria Nacional (que abriga obras de grandes da arte, como Michelangelo, Van Gogh e Da Vinci), vi a London Eye (roda-gigante, um dos símbolos da cidade), almocei no Picadilly Circus (uma junção de ruas que divide seu espaço entre a aglomerada circulação de pessoas com placas luminosas de propaganda), cumpri um pedido especial indo a um tradicional pub inglês para tomar uma pint de cerveja como os locais fazem (Saúde, tio Zinho!), andei pela praça Trafalgar Square (ponto de encontro de jovens ) e, por fim, fotografei a ponte de Londres, outro carão-postal da cidade. A esta hora já estava na pressa para pegar o metrô de volta para o aeroporto.

Apesar dos minutos contados, a visita express em Londres foi um bônus mais que charmoso para fechar a história da minha viagem. Escrevo do aeroporto Heathrow, o primeiro que passei após deixar o Brasil e o último antes de voltar. Chegou a hora de ir embora. Amanhã eu chego na área!