sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Arte e história em Florença

Firenze, Firenze! Foi na cidade considerada uma das mais lindas do mundo que passei o último dia da minha trip pela Europa. Florença (Firenze em italiano) fica a 278km de Roma e é a capital da região da Toscana. Tem cerca de meio milhão de habitantes, mas hoje, meu amigo, devia ter meio milhão ao cubo de tanto turista. Vou te contar hein, dá só uma olhada:

Ainda em Roma, quase perdí o trem que saía às 8h30, aquele da passagem comprada ontem com a mal-amada (a macumba deve ter sido das brabas). A três minutos da saída, descobrí que estava de olho no painel das chegadas e então cruzei a estação mais rápido que o Jaspion costurando todo mundo até a primeira plataforma. Sentei na minha poltrona e o trem saiu. Um segundo de bobeira a mais e eu ficava.

Bom, em Florença conhecí muito pouco de tudo o que a cidade tem pra oferecer. Estive no Palazzo Vecchio, um edifício civil muito decorado (do piso ao teto, inclusive) construído em 1299 e que já foi sede de figuras importantes de lá; a Piazza della Signoria, com obras de arte expostas à ceu aberto, uma loucura; na Igreja de Santo Spirito de 1444; e na principal atração de Florença e que a faz levar o título de berço mundial do Renascimento: a Galeria dos Uffizi (1h30 de fila), um museu que abriga hoje obras de importantes nomes como Leonardo Da Vinci, Botticelli e Michelangelo. É uma honra ver de perto tanta história.

Palazzio Vecchio
Esta foto foi tirada do Ponte Vecchio, a ponte mais antiga da cidade e que é carregada de lojas de jóias de uma ponta a outra.

Bom, depois de um bom almoço e um sorvetão italiano voltei com vários minutos de antecedência à estação e peguei o trem para o minha última noite na capital italiana.

*Acho que fiquei devendo boas fotos hoje, mas acreditem: Florença é sim uma cidade linda. Talvez porque esta tarde a solidão bateu forte e me deixou meio "borocochô". Enfim, bola pra frente porque atrás vem gente. =]