segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Mamma mia!

A caminho da Itália, nem vi o avião decolar e nem pousar. Só dormi. Desci em Roma às 9 da manhã e logo me senti em casa. Pessoas mais alegres e atenciosas que as das últimas paradas. Mesmo sendo mais desorganizada e barulhenta que Berlim, Roma deu uma impressão de ser acolhedora.

Demorei pra chegar no albergue, que não é lá muito aconchegante, mas tem uma cama e um banheiro (não são dos mais limpos também), e é barato. Larguei minha tralha e fui conhecer o que pra mim era o principal motivo de viajar a Roma: o Vaticano.

A Basílica de São Pedro é o santuário católico mais importante do mundo, onde fica o túmulo de São Pedro (“Jesus disse: Tu és Pedro e sobre essa pedra edificarei a minha Igreja” Mt 16:18). Como católica praticante, foi emocionante entrar na Basílica, que inclusive é linda sem igual. É grandiosa no tamanho e na emoção que proporciona. Subi até o domo (de novo quase tive um ataque do coração, por sinal) e desci até os túmulos dos papas que ficam no subsolo da igreja, entre eles o do Papa João Paulo II. Emocionante! Já super satisfeita com a visita, descobri que uma missa seria celebrada dentro da igreja. Foi pra fechar com chave de ouro. Chorei um monte. Nunca vou me esquecer desse momento.

À noite, fui atrás de uma massa e de um vinho tinto pra começar bem a temporada em Roma. Cena buoníssima!