sábado, 6 de setembro de 2008

Na capital espanhola

Segunda parada. Madruguei hoje em Barcelona pra pegar o vôo pra Madrid. Preferi ir de táxi até o aeroporto pra não andar sozinha de madrugada na rua. Me custou mais que o preço de uma noite no albergue, mas esta vez merecia. Fui muito alertada pra ter bastante cuidado com roubos em Barcelona. Escapei dos assaltos nos meus dias por lá, mas percebi duas tentativas de abordagem e presenciei um roubo a poucos metros de mim em uma avenida movimentadíssima. Que meda!

Chegando ao aeroporto, deixei um bilhetinho de tchau pra Alicia no balcão do centro de informações antes de seguir viagem (foi ela quem pediu). Passando no controle de segurança, tive que deixar meu canivete porque o esqueci na bagagem de mão. Guardinha fdp guardou pra ele na maior cara de pau. Que raiva! Bom, dormi todo o vôo e quando a aeromoça me acordou (já em Madrid) ví água e mais água. Descendo do avião, percebi que não era só chuva, também fazia frio. Dei uma desanimada, mas logo o tempo foi abrindo e fez o maior calorão.

Desta vez não errei no albergue, é bem moderno e o mais importante, tem boa localização. Larguei as tralhas e fui bater perna pela cidade. Passei pela Puerta del Sol (foto 1), o centro de Madrid, de onde se vai para os pontos turísticos da parte antiga da cidade. Conheci a Plaza Mayor (foto 2), uma praça retangular gigante que já foi cenário para touradas e execuções nos tempos passados; a Catedral de la Almudena (foto 3), a padroeira da cidade; alguns pontos históricos (que se eu fosse escrever ficaria muito extenso); e o Palacio Real (foto 4), um palácio ainda decorado da mesma forma quando servia de moradia para reis. Um luxo!


A parte mais legal deste primeiro dia aconteceu à noite, quando fui assistir a um show de música e dança flamenca em um bar no centro da cidade. Reservei uma mesa para mim e fui solita pra apresentação (ai coitada). A dança famenca é pura força e expressão. Adorei!

O que eu estranhei bastante hoje foi o silêncio... Tem vez que a boca chega a colar de tanto tempo que fica sem abrir. É meio assustador, mas eu ainda vou me acostumar com isso ou, de repente, começar a falar sozinha por aí... Ah, uma boa notícia pra isso foi saber que no mesmo quarto que estou também está uma viajante solitária de Cingapura! Será coincidência?!

Amanhã tem mais Madrid! Besitos.