sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Centro de Berlim

Levantei hoje com o pé menos atrás com Berlim. Depois de acordar literalmente com os passarinhos no meio da “floresta” e tomar um reforçado café da manhã, peguei o meu ônibus e meus dois trens em direção ao centro da cidade. Uma hora depois e estava na segunda mais alta estrutura da Europa, a Telespargel, uma torre de TV de 365 metros de onde se tem uma vista de 360° da cidade. O elevador que leva à esfera de observação sobe 6 metros a cada segundo! O ouvido sente a pressão. No andar acima, um café giratório é mais uma atração da torre. Eu tomei o meu expresso enquanto via Berlim do alto. Um caro charme!

As outras principais passagens do dia foram pelo AquaDom, um complexo de aquários, o DDR Museum, uma exposição do dia-a-dia da Alemanha Comunista entre os anos de 1946 e 1989, e a Berliner Dom, a catedral protestante, uma das maiores da Europa.

No caminho de volta para o albergue, já no fim do dia, entrei por curiosidade em uma tenda montada em um parque da cidade e de repente estava dentro da edição Berlinense do Oktoberfest 2008, a maior cerimônia festiva do mundo! A festa oficial ocorre anualmente na cidade de Munique e é basicamente um “culto à cerveja”, onde 7 milhões de pessoas visitam a cidade e bebem canecas de 1 litro da bebida ao longo dos 16 dias de festa. Eu achei o máximo “cair” na Oktoberfest em Berlim, mesmo que na versão miniatura. Música tradicional, garçons em trajes típicos, cerveja, pernil e mais cerveja. Peguei a minha caneca, sentei-me a mesa com alemães e senti um pouco da tradição e da bagunça do famoso festival. Foi um barato!