Mais uma viagem bate-volta no meu roteiro pela Europa. Hoje passei o dia em uma cidadezinha a 15 minutos de trem de Amsterdã chamada Haarlem. A cidade tem 153 mil habitantes e é uma miniatura de Amsterdã, mas sem o movimento e barulho da capital. É um lugar tranqüilo, famoso pelos seus asilos (entrei em um sem querer atrás de informação). As principais atrações ficam em torno da animada praça Grote Markt.
Fui conhecer a catedral gótica Grote Kerk ou Sint Bavo construída entre 1400 e 1550. No órgão que ela abriga Mozart já tocou quando tinha 10 anos de idade. Um guri! A igreja era cristã, mas foi transformada em protestante tempo depois. A catedral também abriga outros objetos de importante valor histórico para a cidade. A igreja foi o único ponto turístico que realmente entrei em Haarlem. Fiquei mais passeando pelas ruas e observando a paz do lugar.
Ainda não havia comentado, mas a Holanda é ironicamente dita ter mais bicicletas que habitantes. Pedestre é quem tem menos espaço nas ruas por aqui, além de disputar a vez com carros, ônibus e bondes ainda tem que cuidar dos ciclistas, que não são poucos.