quinta-feira, 11 de setembro de 2008

No lar do Quasímodo

Passei a manhã de hoje na Catedral de Notre-Dame. Dei sorte de ir no início do dia porque a tarde (quando eu estava indo embora) o bixo pegou. Era imprensa, polícia e correria pra todo lado. É que amanhã o Papa estará aqui em Paris! E, ao que tudo indica, vai celebrar missa na Catedral. Pena que vai estar tudo lacradíssimo pro público normal que nem eu. Só os S.V.I.P. (super very important people) vão poder participar. Pobres de nós mortais.

Bom, além de linda a Catedral também é cheia de história. A construção levou dois séculos desde que começou em 1163, foi cenário da coroação de Napoleão Bonaparte entre outros marcos franceses. Durante toda a manhã o coral que deve se apresentar amanhã ensaiou com órgão e tudo. A trilha sonora deixou a visita à Catedral muito mais tocante. Eu acendí uma vela, fiz minha oração e deixei a emoção tomar conta.

Outro ponto alto da visita foi subir nas torres da Catedral. Fiquei do lado das gárgulas e ví o grande sino do Quasímodo, o Corcunda de Notre-Dame. Me sentí praticamente a cigana do filme, só faltou a cabra muito louca. O ser de máscara na foto debaixo estava assustando os distraídos pelos arredores da igreja. Uma comédia.

Agora, mudando totalmente a direção e a utilidade pública do papo, vou contar de uma que passei hoje. Estava prestes a mandar um saco de roupas sujas pra lavanderia do hotel quando fiz cara de cão sem dono lendo o preço do serviço. Pra lavar um par de meias eles cobram 4 euros! Um absurdo! Imagina um bucado delas mais outras várias pecinhas. Eu teria que lavar pratos o resto do ano. Então resolví cantar lerê-lerê e improvisar com o que tinha. Enchí a banheira com água e lavei toda a minha trouxa na munheca, e inclusive com o sabonete líquido do hotel pra eles deixarem de ser bestas. O quarto tá cheio de bandeirinhas. Uma ganbiarra só! É nisso que dá pobre querer ficar em hotel de rico. Acaba com todo o luxo.

Amanhã é dia de Cancan! Vou assistir a um show no Mouling Rouge, o cabaré mais famoso do mundo. Paris é tudo de bom!