sábado, 27 de setembro de 2008

Balanço dos dias pela Europa

As últimas semanas fizeram parte do que chamo de segunda etapa da minha viagem. Durante 24 dias passeei pela Europa conhecendo um pouco do continente que guarda muito da história mundial. No total foram 34 horas e 20 minutos viajando de ônibus, trem e avião entre dez cidades em cinco países, sendo cinco delas capitais.

Como mochileira de primeira viagem, gastei as vezes sem precisar e perdí de visitar belos lugares por falta de preparo. Mas, em geral, acho que o saldo foi positivo, fiz meu papel de buscadora de informação. E quanta informação! Acho que se eu pensasse em ir a mais um museu, meu cérebro se fingiria de bobo.

Agora, de todas as paisagens lindas que estive, todos os lugares históricos que conhecí, todas as emoções e delícias gastronômicas que experimentei, sabe o que foi o melhor? As pessoas com quem conversei. Não adianta querer conhecer o mundo só com os olhos, é gentil e inteligente dar ouvido a quem tem algo pra contar. É nas pessoas que estão as boas histórias...

Abaixo algumas opiniões pessoais sobre onde passei:

Os Mais e os Menos da Europa
Cidade que mais gostei - Amsterdã/HOL
Cidade que menos gostei - Berlim/ALE
Cidade mais cara - Paris/PAR
Melhor albergue - Amsterdã/PAR
Pior albergue - Roma/ITA
Cidade mais limpa - Berlim/ALE
Pessoas mais agradáveis - Holandeses
Pessoas mais desagradáveis - Alemães
Melhor transporte público - Barcelona/ESP e Berlim/ALE
Muitos falam inglês - Holanda
Poucos falam inglês - França
Mulheres mais bonitas - Holandesas
Homens mais bonitos - Italianos
Os mais bem vestidos - Italianos
Os mais mal vestidos - Alemães

Pontos Altos
Palau de la Musica Catalana (Barcelona/ESP)
Tourada (Madri/ESP)
Show de Flamenco (Madri/ESP)
Museu do Louvre (Paris/FRA)
Moulin Rouge (Paris/FRA)
Casa de Anne Frank (Amsterdã/HOL)
Berliner Oktoberfest (Berlim/ALE)
Campo de Concentração (Berlim/ALE)
Vaticano (Roma/ITA)