quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Bonjour!

No meu segundo dia em Paris o dia começou cinza e frio, nada chamativo pra sair debaixo da coberta, mas perto do meio-dia o céu clareou e Paris ficou muito mais colorida. Acordei tarde, mas ainda a tempo de não perder o super cafézão da manhã do hotel. Muito bem alimentada, fui de metrô a duas das principais atrações da cidade: no Museu do Louvre e na Torre Eiffel.

Passei mais de três horas no museu indo atrás somente das obras que não podia deixar de ver. O Museu do Louvre é um dos mais importantes acervos de arte do mundo e, por isso, enorme. Primeiro de tudo fui atrás da enigmática “Momo”, a Mona Lisa de Leonardo da Vinci. Concorrida a bixinha, viu?! Difícil de tirar a tal da foto. Depois de ficar um tempo palpitando sobre a sua sexualidade, desistí de adivinhar e fui ver outras famosas obras de arte.


Saindo do museu, fiz o caminho da pirâmide de vidro até a Place de la Concorde, onde começa a avenida Champs-Elysées. O caminho passa pelo Jardin du Carrousel e pelo Jardin des Tuileres, cheios de gente lagarteando ao sol.

Já em frente à Torre Eiffel, eu e mais milhares de outros turistas disputávamos a fila pra subir na construção - a torre foi feita em 1889 em comemoração ao centenário da Revolução Francesa, mede 324m de altura e pesa mais de 10 mil toneladas. Bom, eu estava na fila dos econômicos, esperando os 704 degraus que levavam até o segundo andar. Quando terminei de subir as escadas, parecia que sofria de asma. Um horror. A vista de cima de Paris do alto e em 360°, porém, compensou todo o fôlego que deixei no caminho. Na terceira foto, o Rio Sena em destaque.


Au revoir!